Renata é artista e pesquisadora. Concluiu Doutorado em Processos e Procedimentos pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) em 2020 e Bacharelado em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 2006.
Inicia sua trajetória no começo dos anos 2000, tendo integrado o grupo 2000e8 ao lado de Ana Elisa Egreja, Bruno Dunley, Marcos Brias, Marina Rheingantz, Regina Parra, Rodolpho Parigi e Rodrigo Bivar.
Seu trabalho envolve múltiplas linguagens, como a pintura, instalações e projetos sonoros, que acabam por justapor temporalidades distintas, como o tempo das esferas geológica, astronômica e ambiental, com o tempo acelerado dos assuntos mundanos da civilização moderna, em uma tentativa de promover reflexões e apreensões críticas e urgentes ligadas à nossa atual relação violenta com o meio ambiente.
Participou de residências na Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América, Holanda, Itália e na Islândia. Em 2015 recebeu um prêmio da Künstlerhaus Lukas na Alemanha que incentivou sua pesquisa a partir das paisagens de Caspar David Friedrich.
Ela também é destaque no livro 'Pintura Brasileira Séc XXI' pela editora Cobogó.