Roberto Alban Galeria

Volume Vivo

Raul Mourão

Abertura 12/Dezembro

Exposição12/Dezembro até 08/Fevereiro, 2025

Artista carioca inaugura sua terceira exposição individual na galeria Alban na quinta-feira, 12 de dezembro, a partir de 19h30. A mostra intitulada Volume Vivo apresenta ao público um conjunto inédito de esculturas, pinturas, desenhos e um vídeo.

Conhecido por sua produção multimídia, Raul Mourão constrói suas obras a partir da observação da paisagem urbana e das relações entre indivíduo e coletividade. Em Volume Vivo, o artista elege elementos arquitetônicos de Salvador — como grades e janelas ornamentadas — como ponto de partida para refletir poeticamente sobre a cidade. A exposição é acompanhada de uma entrevista do curador e crítico de arte Pablo León de la Barra, que conversou com Mourão sobre sua trajetória e a conexão do artista com a capital baiana, entre outros assuntos.

"A paisagem da cidade, seus personagens, objetos e arquiteturas sempre estiveram presentes em meu trabalho desde o final dos anos 80. Volume Vivo é um diálogo plástico/poético com Salvador, cidade que frequento regularmente desde 2013 quando Cristina e Roberto Alban me convidaram para fazer minha primeira individual na recém inaugurada galeria. Nessa exposição decidi criar construções escultóricas e gráficas a partir dos fluxos e da dinâmica da cidade. Um exercício de capturar uma certa energia da cidade e a transformar em um experimento artístico que combina diferentes técnicas e referências, tecendo uma narrativa visual ficcional (no caso das esculturas, pinturas e desenhos) e documental (no caso do vídeo). Gosto de imaginar o artista como tradutor de novas realidades e interpretações do espaço público”, comenta Mourão.

Ao observar o conjunto de obras, Pablo León afirma que Mourão “é um artista de ação e de espaço, que constrói com seu trabalho ‘estruturas de mediação’ — grades — que, ao mesmo tempo que protegem, abrem novas perspectivas, permitindo que o espectador observe a cidade de dentro para fora e de fora para dentro. Na exposição a cidade de Salvador surge como um campo de pesquisa e afetividade, um espaço de troca entre a vivência do artista e o imaginário urbano."

A exposição Volume Vivo é dedicada à memória de Cristina Alban, amiga e incentivadora de Mourão e figura chave no cenário das artes visuais da cidade de Salvador.

Serviço
Exposição: "Volume Vivo" – Raul Mourão
Abertura: 12 de dezembro de 2024, às 18h
Período da Exposição: 12 de dezembro de 2024 a 08 de fevereiro de 2025
Horários de visitação: De segunda a sexta, 10h às 19h; sáb, 10h às 13h.
Local: Roberto Alban Galeria, Rua Senta Pua, 53 - Ondina - Salvador - BA
Contato para imprensa: Assessoria de Imprensa| Companhia de Comunicação
71-988921119 (Antonio Moreno|jornalista)

Obras

×