Roberto Alban Galeria

Latitude Art Fair


Temos o prazer de anunciar a nossa participação na Latitude Art Fair 2020. A feira decorrerá entre os dias 24 e 27 de setembro na plataforma virtual Artsy. Para a ocasião, apresentaremos uma mostra individual do artista visual Tiago Sant’Ana, representado pela galeria. O artista apresentará trabalhos produzidos entre os anos de 2017 e 2020. Sant'Ana levará para o estande uma investigação profunda das identidades e memórias afro-brasileiras.

As pinturas do artista trazem constantemente pessoas negras para contextos íntimos e meditativos, com a perspectiva de criar uma série de imagens de corpos e vidas que foram subrepresentados ao longo da história da arte. As pinturas (geralmente bustos) mostram pessoas com gestos contidos, mas que apresentam um olhar desafiador para o público.

Além disso, o estande também traz obras sobre o ciclo do açúcar e as feridas coloniais - que ainda estão presentes nas formas de vida contemporâneas no Brasil. Aclamado pela crítica, este conjunto de obras explora as ruínas de antigos engenhos coloniais de açúcar para discutir sobre a violência racial e as desigualdades.

Tiago Sant’Ana (Santo Antônio de Jesus, 1990) é um artista visual e está concluindo seu doutorado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Em suas obras, ele aborda as dinâmicas da memória e da história relacionadas às identidades afro-brasileiras. Sant'Ana apresentou seus trabalhos em várias mostras individuais como "Casa de Purgar" (Paço Imperial e Museu de Arte da Bahia, 2018), "Aquém-mar" (SENAC Lapa Scipião, 2019) e "Negro swan" (IMS convida, Instituto Moreira Salles). Participou de mostras coletivas como "The discovery what ir means to be brazilian" (Mariane Ibrahim Gallery, 2020), "Rua" e "Rio dos Navegantes" (Museu de Arte do Rio, 2020 e 2019), "Histórias afro-atlânticas"(MASP e Instituto Tomie Ohtake, 2018), "Axé Bahia: the power of art in an afro-brazilian metropolis"(The Fowler Museum, 2017) e "Reply all" (Grosvenor Gallery, 2016). Recentemente, além de ter sido laureado com o Soros Arts Fellowship (2020), teve seu trabalho publicado na MoMA Magazine.

×